Esporte, saúde e qualidade de vida: entenda a relação

As práticas esportivas estão diretamente ligadas ao bem-estar físico e emocional. Elas são ótimas para evitar a depressão, e outras doenças psicológicas como ansiedade e estresse, além de melhorar o condicionamento corporal. Entenda mais sobre a relação entre esporte, saúde e qualidade de vida.

Para ser saudável é preciso ter todas as áreas da vida em equilíbrio. O esporte é uma ótima forma para melhorar aspectos emocionais, mentais e sociais. Descubra as vantagens das práticas físicas para a saúde.

Os efeitos do esporte para a saúde e qualidade de vida

Não basta estar livre de doenças físicas, é preciso entender o ser humano como um indivíduo completo. Por isso, ele precisa estar bem em todos os campos de sua vida. Assim, é possível comer melhor, dormir com facilidade, estar entre amigos e ter um corpo forte. Os esportes trazem todas essas vantagens.

Seja qual for o esporte escolhido, todos ajudam a diminuir o estresse. Isso acontece porque as práticas físicas liberam endorfina, serotonina e dopamina. Esses hormônios agem relaxando a mente, proporcionando bem-estar e ainda ajudam a regular o humor.

Além disso, durante as partidas é mais fácil desenvolver o autoconhecimento. O atleta entende mais sobre seus limites e vê que pode ultrapassar as dificuldades que ele pensava ser intransponíveis.

Com isso, ele pode aumentar sua autoestima, ao ver que é bom em alguma prática física. Ajudando, ainda, em sua autoconfiança, ao superar dificuldades e saber que pode passar por momentos complicados sem desistir.

Esportes trazem mais felicidade

Durante os treinos e aulas, os esportes criam um cenário perfeito para o desenvolvimento social. Com isso, fazer uma atividade física é uma das melhores formas para aumentar o círculo social e conhecer novos amigos.

Durante as disputas, os laços criados ficam mais estreitos, criando união entre os participantes. Por isso, um esporte ativa a sensação de pertencimento no atleta. Dessa forma, ele consegue sentir que é útil e parte fundamental em um grupo.

Pessoas que praticam esportes conseguem controlar melhor os sintomas de ansiedade e depressão. A prática acaba sendo uma forma para ter mais ânimo, tranquilidade e servir como válvula de escape em situações muito complicadas.

Os praticantes de esportes também podem melhorar suas habilidades cognitivas. Ao avaliar uma disputa é preciso ter mais atenção e avaliar as melhores estratégias. Além disso, é possível desenvolver resiliência, disciplina e força de vontade.

Esporte, saúde e qualidade de vida

Um esporte é mais do que uma atividade física. Ele garante saúde, longevidade, alegria, união, sensação de pertencimento e melhora nas capacidades cerebrais. Por isso, ele atende todas as características de uma vida com qualidade, atuando no corpo, mente e emoções.

As práticas esportivas são indicadas em todas as idades, para criança ou mesmo idosos. Apenas é preciso fazer as avaliações e exames com um clínico geral e com o preparador físico.

Agora que você sabe como esporte, saúde e qualidade de vida andam juntos, não deixe para depois e comece hoje mesmo uma atividade física.

Compartilhe este artigo com um amigo e faça um convite para que ele comece um esporte com você.

 

Write us your thoughts about this post. Be kind & Play nice.