A insônia é relacionada com o estresse! Entenda mais

Você anda com acúmulo de responsabilidades em sua vida? Sente que cada vez mais está dormindo pouco e ficando menos produtivo? Então, saiba que a insônia é relacionada com o estresse. Veja mais sobre essa relação e descubra se a sua dificuldade para dormir acontece por estar muito estressado. Confira!

Qual a relação entre insônia e estresse?

Para entender como a insônia é relacionada com o estresse, é importante saber o que é esse estado de tensão. O estresse é uma reação fisiológica gerada para que o ser humano consiga lutar ou fugir do perigo rapidamente. Esse mecanismo foi muito útil quando o homem precisava caçar e batalhar por sua vida. O objetivo era deixar a pessoa mais alerta. Porém, atualmente essa função não é mais necessária. Entretanto, o corpo não consegue reconhecer a mudança no cenário para a vida moderna e continua liberando os mesmos hormônios. Dessa forma, ao passar por momentos em que a pessoa sinta alguma ameaça ao seu bem-estar, ela ficará estressada. O estresse é responsável pela liberação de adrenalina e cortisol, que deixam o corpo mais tenso. Por isso, quando se está muito preocupado e sobrecarregado, o mecanismo de estresse será ativado e o indivíduo ficará desperto e pronto par a ação. Isso acontecerá ainda que seja 1 h da manhã.

Como saber se sua insônia é causada por estresse?

Diversas vezes a insônia aparece devido à antecipação de algum evento marcante. Ou seja, em vésperas de provas, antes de uma entrevista de emprego, na noite anterior a um casamento. Esses casos são esporádicos e duram apenas até a data importante. Já em outros momentos, a falta de sono surge por um acontecimento grave. Alguns exemplos são: falecimento de um ente querido, descoberta de uma doença ou uma demissão inesperada. Por isso, para saber se a sua insônia é relacionada com o estresse é preciso descobrir o início do quadro. Pergunte a si mesmo: quando comecei a ter insônia? Isso ocorreu depois de assumir mais deveres? Eu durmo melhor quando não estou perto da fonte do meu estresse (como o trabalho ou a vida acadêmica)? Ao fazer essa investigação será possível perceber o que causa a falta de sono. Em grande parte dos casos, esse problema é causado por dias estressantes, mas o indivíduo não encontra uma solução para eliminar sua insônia. Isso acontece porque ele trata a consequência (dormir pouco) e não a causa (o estresse).

Como acabar com a insônia causada pelo estresse?

Sabendo que a insônia é relacionada com o estresse e que é preciso eliminar essa fonte, basta avaliar cada rotina. Então, a pessoa deve lidar com os problemas que a fazem ficar estressada. Caso sejam muitas tarefas no emprego, é o momento de conversar com o chefe. Caso seja o estudo, será preciso tirar mais tempo para descansar. Se as responsabilidades com a família estão sendo muito pesadas, é a melhor hora para separar um dia apenas para relaxar. Então, cuidando da saúde psicológica e emocional será muito mais fácil ter uma vida equilibrada e feliz, longe do estresse e da insônia. Você precisa de ajuda para lidar com os dias estressantes? Existem tratamentos complementares, como os suplementos. Eles são 100% naturais e apresentam o selo de qualidade da ANVISA. Saiba mais sobre os suplementos naturais contra o estresse.
Write us your thoughts about this post. Be kind & Play nice.