A importância do esporte na saúde e no bem-estar

As práticas esportivas ajudam em vários campos da vida de uma pessoa. Elas trazem mais contentamento, disposição, fortalecimento físico e são relaxantes. Veja mais sobre importância do esporte na saúde e no bem-estar.

Ser saudável está relacionado com a satisfação completa do indivíduo. Sendo assim, é essencial trabalhar os aspectos emocionais, sociais e mentais, além da saúde física. Por isso, os esportes acabam sendo uma das melhores soluções para uma pessoa ser saudável em todas as áreas. Entenda mais no decorrer do artigo.

Os esportes melhoram as capacidades cerebrais

Os esportes ampliam a plasticidade neural. Isso significa que o sistema nervoso consegue ter mais adaptação de acordo com novas experiências. Logo, ao estar diante de um cenário desfavorável em uma partida, o cérebro poderá desenvolver diversas soluções para a situação nova.

Além disso, durante os exercícios físicos, o organismo gera mais oxigenação para o cérebro. Com isso, as capacidades cognitivas são beneficiadas, ampliando as habilidades de memorização, raciocínio, reflexos, observação e agilidade.

As práticas esportivas fortalecem o corpo

Essa é a primeira vantagem imaginada ao pensar em atividades físicas. Os esportes ajudam para que o corpo fique mais saudável também. As práticas auxiliam ao fortalecer os ossos, articulações, tonificar e ampliar a capacidade muscular.

O esporte melhora o funcionamento dos pulmões e do coração. Com a prática contínua o atleta consegue ter mais fôlego e ficar menos cansado ao correr, pular, abaixar etc.

A atividade física evita doenças

Com os músculos e ossos mais fortes, é possível evitar o surgimento de diversas doenças como: obesidade, hipertensão e problemas cardíacos. Os esportes ajudam também a diminuir os índices do colesterol LDL, e ampliar as taxas de HDL (colesterol bom).

Outro problema que as práticas esportivas evitam é a dificuldade em dormir bem. Os exercícios físicos melhoram o ciclo do sono e ajudam a ter noites mais tranquilas. O ideal é praticar durante a manhã ou tarde.

Os esportes combatem a depressão, estresse e ansiedade

Uma pessoa depressiva não consegue ver objetivos para sua vida. Porém, ao começar um esporte, ela cria a sensação de pertencimento, união e entende que é importante para o seu time. Essa mudança já ajuda a combater a depressão.

Além disso, as práticas esportivas acalmam e relaxam, trazendo mais alegria e divertimento para o atleta iniciante ou profissional. Dessa forma, são excelente para acabar com o estresse e a ansiedade.

A importância do esporte na saúde e no bem-estar

 

É fundamental entender a importância do esporte na saúde e no bem-estar. Além de ajudar no desenvolvimento cerebral e a fortalecer o corpo, os esportes ainda ajudam a combater doenças físicas e emocionais.

 

Outro fato a ser destacado é que grande parte da população trabalha sentada. Por este motivo, é comum sentir dores nos ombros, no pescoço e nas pernas. Isso ocorre por falta de movimento dessas áreas. Logo, combater o sedentarismo é outra vantagem que as práticas físicas oferecem.

 

Sendo assim, fazer uma atividade esportiva traz muitas  vantagens para uma pessoa. Dessa forma, ela pode ampliar seu círculo de amigos, não sofrer com tédio, ter longevidade, combater a ansiedade e ser muito mais feliz.

 

Gostou do artigo? Então, não deixe de publicar nas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão saber por que os esportes são ótimos para a saúde e bem-estar.

 

Write us your thoughts about this post. Be kind & Play nice.